contato@in-delta.com.br
SP +55 11 3382-1522 / RJ +55 21 4560-302

Do Sonho ao Sucesso

by InDelta

Do Sonho ao Sucesso

Como disse Andrew Carnegie, o homem que obteve a maior fortuna jamais vista, equivalente a US$ 400 bilhões em valor atualizado, “Estude qualquer pessoa bem sucedida e descobrirá que ela tem um objetivo principal definido, um plano para a realização desse objetivo e que ela dedica a maior parte de seus pensamentos e esforços para a realização desta meta”.

Acredito que este objetivo principal, no campo profissional, que se torna quase uma obstinação, se possível com um alto propósito, pode ser definido como um Sonho, que nos motiva e nos energiza para superar qualquer obstáculo.

A maioria dos profissionais, quando indagados sobre seus sonhos, não conseguem responder esta pergunta facilmente. Trabalhando com centenas de executivos, ao longo de mais de 40 anos de atuação profissional, descobri que a melhor forma de identificar nosso verdadeiro sonho, é eliminar a variável dinheiro. Pense no que você faria se tivesse uma quantidade de recursos ilimitada, algo como US$ 1 bilhão, ou outro valor que nunca mais precisasse pensar em trabalhar para sobreviver. Quando respondemos esta pergunta vamos para o campo do “anseio da nossa alma”. Possivelmente algo associado ao nosso legado. O que nos faria realmente felizes.

Eliminar a variável dinheiro é libertador e pode nos levar à nossa melhor versão profissional e pessoal. Então comece pelo grande sonho, de preferência com um grande propósito.

E o Sucesso?

Definir sucesso é um tema complexo. Para a maioria das pessoas sucesso significa ter atingido prestígio profissional e um patrimônio significativo. Atribuir sucesso ao atingimento destes dois pontos pode levar a uma frustração recorrente, pois prestígio profissional é difícil de se medir e o aumento de ganhos normalmente vem acompanhado de aumento de despesas, o que torna o acúmulo patrimonial lento, postergando a sensação de sucesso e bem estar.

Mesmo em condições onde a sensação é de melhoria do prestígio e do patrimônio, muitos profissionais se declaram infelizes em seus trabalhos. Por que isso acontece?

Os fatores associados a esta sensação de insucesso, ou falta de sucesso, normalmente estão relacionados com falta de Segurança Financeira e falta de Significado (ser reconhecido como alguém que é significante, amado).

Para mim Sucesso é a gente se tornar quem gostaríamos de ser. Se você gostaria de se tornar um milionário só terá sucesso se isso acontecer. Mas se você quiser se tornar um grande pesquisador, um grande escritor, um artista, etc, terá sucesso se alcançar estes objetivos.

A questão mais importante é definir quem gostaríamos realmente de ser e aí focarmos nossa energia e fé para atingirmos estes objetivos como indivíduos.

Quando alinhamos o nosso grande sonho, com uma visão de quem gostaríamos de ser e a fé que conseguiremos realizar o que pretendemos, adquirimos uma energia e uma resiliência incríveis, que leva ao sucesso.

Francisco J. V. Martinez – InDelta Business Community – Maio 2019